top of page

CONCEIÇÃO EVARISTO ELEITA IMORTAL PELA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS

  • Foto do escritor: Tiago Queiróz
    Tiago Queiróz
  • 4 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de abr. de 2024


ree
Foto: Divulgação


A Academia Mineira de Letras anunciou a eleição da renomada escritora Conceição Evaristo para ocupar a cadeira de número 40.


Ficcionista e poetisa mineira, Evaristo é reconhecida como uma das figuras mais importantes da literatura brasileira contemporânea, com traduções para diversos idiomas, incluindo inglês, francês, espanhol, árabe, italiano e eslovaco.

A comissão de apuração, formada pelos acadêmicos Antonieta Cunha, J. D. Vital e Luis Giffoni, revelou que Evaristo disputou a cadeira com outros cinco candidatos, conquistando a vitória com 30 votos entre os 34 votantes.


A cadeira de número 40, fundada por Pinto de Moura e com patrono Visconde de Caeté, já foi ocupada por Affonso Penna Júnior e, mais recentemente, pela saudosa Maria José de Queiroz.

O presidente da Academia Mineira de Letras, Jacyntho Lins Brandão, celebrou a chegada de Conceição Evaristo, destacando a riqueza de sua trajetória como professora, romancista e poetisa. Ele ressaltou a importância de Evaristo para impregnar a academia com suas experiências e história de vida, marcada pela "escrevivência", termo cunhado pela autora para descrever sua prática literária profundamente enraizada em Minas e em Belo Horizonte.


Conceição Evaristo, nascida na favela do Pindura Saia, na capital mineira, teve sua estreia literária em 1990 na série Cadernos Negros, coordenada pelo grupo Quilombhoje, coletivo de escritores afro-brasileiros de São Paulo.


Entre suas obras mais conhecidas estão "Ponciá Vicêncio" (2003), "Becos da Memória" (2006), "Olhos D'água" (2014) e "História de Leves Enganos e Parecenças" (2018).

Além de diversos prêmios, Evaristo foi homenageada em 2019 no 61º Prêmio Jabuti como personalidade literária. Em 2023, recebeu o Prêmio Juca Pato como Intelectual do Ano e o prêmio Elo no Festival Internacional das Artes de Língua Portuguesa.


 
 
 

Comentários


bottom of page